quarta-feira, 22 de julho de 2009

Meus temas....Acessibilidade




Tem-se falado bastante nos tempos atuais sobre a inclusão, mas o que vemos, na realidade, é uma grande exclusão, pois muitas das instituições ainda negam o acesso do cidadão surdo ao conhecimento, ou seja, negam a contratação do intérprete. Escolas, faculdades, empresas, serviços públicos necessitam urgente da presença deste profissional que, atualmente, vem conquistando o seu espaço.
O maior aprendizado não vem apenas de um curso de Libras, mas principalmente, do contato diário com a comunidade surda, conhecendo toda uma cultura que envolve o ser surdo, as leis que asseguram os direitos, bem como, deveres de uma profissão.
Se eu, enquanto intérprete, busco uma sociedade mais igualitária posso também da mesma maneira, levar e defender a bandeira dos cadeirantes, cegos, autistas, síndrome de down, etc.
Na meio profissional hoje, tanto como intérprete e pedagoga consigo enxergar e abrir o meu leque de vida para outros horizontes, visitas às entidades que atendem outras deficiências, leituras e leis acerca da pessoa com deficiência, participação em eventos não apenas como profissional na área da educação ou intérprete de Libras, mas principalmente, como um ser ativo, criticando, opinando, construindo todo um alicerce. para mim, significa abrir as portas do conhecimento e construir possibilidades, em conjunto, para uma sociedade mais justa, igualitária, acessível e inclusiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário