quarta-feira, 22 de julho de 2009

Qual o papel do intérprete


O profissional Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como qualquer outro intérprete, precisa ter o domínio dos sinais e principalmente da língua falada do seu país, no nosso caso, o Português, pois há diversas situações nas quais são necessárias as duas.
Realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa observando os seguintes preceitos éticos:
a) confiabilidade (sigilo profissional);
b) imparcialidade (o intérprete deve ser neutro e não interferir com opiniões próprias);
c) discrição (o intérprete deve estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação);
d) distância profissional (o profissional intérprete e sua vida pessoal são separados);
e) fidelidade (a interpretação deve ser fiel, o intérprete não pode alterar a informação por querer ajudar ou ter opiniões a respeito de algum assunto, o objetivo da interpretação é passar o que realmente foi dito).
Ser fiel tanto em LIBRAS quanto no Português, quanto ao uso. Isto é, conhecer bem a ambas e usar a estrutura gramatical própria de cada uma. Não criar ou inventar sinais. Usar os sinais da comunidade surda local e perguntar se o nivel de interpretação está bom e claro para todos.
Espaço: o intérprete deve providenciar as adaptações necessárias no espaço para que a percepção visual seja adequada.

3 comentários:

  1. Amei seu blog, Parabéns... Estou estudando LIBRAS esse semestre, e estou fascinada... Até aprendi algumas coisas já?! Sucesso... Ass. Suzana Torres, Ponta Porã/MS

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADA, ME SERVIU MUITO ESSE ARTIGO!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, parabens pelo conteudo, gostaria de fazer uma pergunta e dever do interprete de libras atuar em julgamentos, policiais sempre que solicitado? Caiu essa questao em uma prova eu gostaria de questionar porque acredito ter lido que e dever do interprete, obrigada

    ResponderExcluir